Oracle e Java – Como gerar um QR CODE? Loadjava e Java compilado!

Este é um post originalmente do site genilto.com. Como é de nosso enorme interesse, faremos uma republicação aqui!

open_mind1

Fala galera, hoje faremos mais uma republicação de um post muito bacana feito por nosso colaborador Genilto Vanzin. Neste post mostramos como gerar uma imagem com código QRCODE utilizando Java carregado para o Oracle.

Mostramos também como utilizar uma série de tecnologias, até então pouco conhecida e utilizada até mesmo por desenvolvedores Oracle de longa data.

Dessa forma, o mais bacana disso tudo não é o resultado final, que é o nosso gerador de QRCODE, mas sim os caminhos para chegarmos até lá.

Estamos falando de carregar Java para dentro do Banco de dados Oracle. E não só isso. Mostraremos também em criar classes diretamente dentro de um banco de dados Oracle. E depois chamar essas classes através do nosso velho amigo, PL/SQL.

Algumas palavras do Genilto:

Pois é, pesquisei muito na internet em busca de informações claras sobre como utilizar o loadjava, um utilitário (shell) da oracle que faz a carga de classes java (jar) para o banco de dados. Muito difícil de achar algo realmente compreensível. Quanto ao java compilado é mais fácil, mas mesmo assim, tem muitos detalhes difíceis de entender.

Pena que não tive tempo de escrever todo o código junto com vocês, ou o vídeo viraria uma novela com vários e intermináveis capítulos (exagerado hein), mas mesmo assim, mostro exatamente como tudo pode ser desenvolvido.

No vídeo tem também um exemplo de como utilizar esse gerador de QRCode com Oracle Reports, que hoje não é mais tão utilizado, mas vale o exemplo.

Então vamos lá, prepara a pipoca pois o vídeo é meio longo, e chato, mas vale muito a pena!!

Reparem bem na vinheta do vídeo, muito boa hein? 😀

Vamos ao vídeo:

Quem curtir pode compartilhar!

Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *